Manutenção
25 mar 2019
Auto Pratense
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Instalação de embreagens: considerações necessárias

Confira alguns detalhes que podem fazer a diferença durante a troca profissional de embreagens, poupando-se tempo, dinheiro e evitando aborrecimento por parte do cliente:

  • Limpeza

    Antes da montagem de embreagens novas, é necessário limpar o interior da capa seca e todos os componentes do sistema de acionamento da embreagem, como o garfo de embreagem, a bucha de guia do mancal e o eixo de entrada da transmissão, juntamente com o perfil do estriado. Essa é a única forma de identificar se essas peças apresentam sinais de desgaste que possam comprometer as características de desengate da nova embreagem. Havendo desgaste, os componentes descritos também deverão ser trocados.

  • Teste de empenamento

    Especialmente os componentes de precisão como embreagens, mesmo com a fabricação atendendo aos mais modernos padrões de produção, podem ser danificados por manuseio inapropriado no transporte até a oficina. Nesse caso, o estado da embalagem é o primeiro indício a ser observado. Assim, antes de montar qualquer embreagem, é necessário checar se o disco está empenado, mesmo não sendo previsto no plano de serviço. Como a operação da embreagem é um processo de precisão, o empenamento do revestimento não deve ser muito acima de 0,5 mm. Caso contrário, haverá dificuldade ou até mesmo impossibilidade de trocar as marchas.

  • Centralização do disco de embreagem

    A montagem da transmissão será facilitada se o disco de embreagem for perfeitamente centralizado antes de ser pressionado contra o platô: isso minimiza o risco de danificação e/ou deformação do perfil do cubo. A tolerância entre o eixo de entrada da transmissão e o perfil do cubo é de apenas poucos centésimos de milímetro. E mesmo deformações mínimas, causadas na colocação do eixo de entrada da transmissão, restringem a mobilidade que será necessária no desengate.

  • Revestimentos limpos

    A função da embreagem e as características de mudança ficam ainda melhores se mesmo os perfis de cubos, especialmente revestidos, forem lubrificados com graxa especial antes de serem montados – ferramentas adequadas para isso são pincéis e escovas de dente. Para evitar a trepidação da embreagem, é preciso eliminar o excesso de lubrificante e manter os revestimentos absolutamente limpos. Pela mesma razão, também é recomendado limpar as superfícies de atrito do volante e do platô.

 

Fonte: Sachs

Troca profissional da embreagem

Limpeza de todas as peças relevantes

Nunca esquecer o teste de empenamento

Centralização do disco de embreagem